Brasil Latin Open 2019. Realização Carine Morais e Rafael Barros.

REGULAMENTO GERAL

CATEGORIAS

  • SALSA

  • ZOUK

  • FORRÓ

  • BACHATA

  • SERTANEJO

  • SAMBA DE GAFIEIRA

  • SOLO SALSA FEMININO

  • SOLO SALSA MASCULINO

  • PROAM – PROFISSIONAL E AMADOR - ( Salsa - Bachata - Zouk - Sertanejo - Samba - Forró )

  • GRUPOS - ( Salsa - Bachata - Zouk - Sertanejo - Samba - Forró )

  • REGRAS GERAIS PARA TODAS AS CATEGORIAS

 

1 – É liberada a participação de competidores de diferentes nacionalidades em todas as categorias. 

2 - A idade mínima para os participantes será de 14 anos. Menores de 18 anos e maiores de 14 anos poderão competir mediante a apresentação de uma declaração do responsável, com firma reconhecida e assinada, liberando sua participação. Não é permitida a participação de menores de 14 anos em nenhuma categoria.

3 - Os participantes assumem o compromisso de que a partir do momento da inscrição no Brasil Latin Open, em caráter irrevogável e irretratável, estão de pleno acordo com o regulamento e as regras do campeonato. Assumem também que acatarão o resultado oferecido pelos juízes, organizadores, público, patrocinadores ou qualquer pessoa vinculada ao Brasil Latin Open, de forma incontestável.

4 - Após o término do campeonato as notas serão fornecidas pela organização do evento. 

5 - Uma vez assinada a ficha de inscrição, o competidor autoriza a liberação de imagens para fins comerciais, isentos de qualquer custo ou ônus para os organizadores do evento. Podendo ser utilizada sempre que necessário pela organização do BLO, mesmo após o campeonato. 

6 - A organização não se responsabiliza por acidentes durante a preparação ou execução das performances dos competidores. Se isentando de qualquer responsabilidade pela condição física ou saúde do competidor (a).

7 - Não será permitido coreografias temáticas, ou com uso de acessórios, tais como: bandeiras, bonés, chapéus, cadeiras, mesas, trocas de figurino em cena e simbologias. 

8 - A categoria que obtiver menos de 5 inscrições poderá ser cancelada pela organização do BLO.

9 - A categoria que obtiver menos de 10 inscritos será isenta de premiação. 

10 - O não cumprimento de qualquer regra mencionada neste regulamento ou na ficha de inscrição resultará em penalidades (perda de pontos na apuração do resultado de cada etapa da competição, chegando até a desclassificação se assim determinado pela organização) sem reembolso do custo da inscrição.

11 - O competidor entende e aceita que o regulamento é passível de ajuste. A organização disponibilizará na Fan Page do BLO no Facebook ou também pode enviar por e-mail, sempre que solicitado. O acompanhamento e aceitação das regras é obrigatório a todos que se inscreverem no campeonato e o competidor se compromete a acatar, sem contestar, as decisões da organização e juízes.

12 - Em caso de desistência do competidor (a) ou casal, após o pagamento da taxa de inscrição, a organização do BLO não reembolsa os custos pagos pelo competidor (a) ou casal.

13 - A organização do BLO não se responsabiliza por nada de uso do competidor; como itens perdidos, esquecidos ou roubados (ex: bens pessoais, figurinos ou bens materiais). 

14 - Se a organização achar necessário poderá definir uma etapa eliminatória para qualquer categoria.

15 - A coreografia apresentada pelo competidor deve conter, em sua maioria, passos e formas específicos da dança que represente o ritmo escolhido pelo competidor.

16 - No Brasil Latin Open não é permitido a participação de casais em que os dois integrantes sejam do mesmo gênero. 

17 - Os casais já selecionados ou convidados para participarem do BLO 2019 devem fazer a inscrição como todos os demais competidores. 

18 - É recomendado aos competidores que não usem expressões verbais, como por exemplo: cantar a música, falar com o parceiro (a) ou dirigir-se ao público.


19 - Não é permitido o uso de coreografia já apresentada no Brasil Latin Open.

 

  • FORMATO 

 

1 - A organização fará um sorteio com todos os competidores para determinar a ordem de apresentação, em todas as categorias de coreografia. 


2 - É obrigatória a apresentação dos competidores nos horários determinados pela organização do evento. O não cumprimento acarretará em perda de pontos e até desclassificação sem reembolso da taxa de inscrição.

3 - Na etapa final das categorias que tiverem o formato semifinal coreografia e final improviso a ordem de apresentação para a final será determinada pela ordem inversa obtida na etapa semifinal, ou seja, primeiro casal a dançar será aquele que obtiver a menor pontuação.

4 - Somente os 6 (seis) primeiros colocados na etapa semifinal das categorias que tiverem o formato semifinal coreografia e final improviso passarão a etapa final.


5 - Em caso de empate o desempate será determinado em comum acordo pelos jurados. 

6 - Para receber os resultados ou premiações durante o evento os competidores devem se apresentar devidamente vestidos, como durante a sua apresentação na competição. 

 

  • JURADOS

 

1 - Em todas as etapas os candidatos serão avaliados por, pelo menos, 3 juízes determinados pela organização de evento. 

2 - Os jurados estão liberados para darem seus conselhos e avaliações a todo e qualquer competidor após o termino geral da competição.

3 - O competidor não deve agredir de nenhuma forma, verbal ou física, o jurado. Podendo ser eliminado chegando a perder o direito da colocação já obtida.

4 - Somente um dos jurados irá penalizar o competidor durante a competição. Esse jurado será determinado como o chefe de mesa.

5 - A decisão final anunciada pela organização do Brasil Latin Open é irrevogável.

 

  • QUESITOS AVALIADOS

 

RITMO: Tempo utilizado para executar a dança, considerando a constância e consciência dos mesmos. 

TÉCNICA: Domínio dos movimentos e figuras executada, tal qual a complexidade dos mesmos.
Avaliação da técnica geral de todo e qualquer movimento executado pelo competidor (a), sendo movimentos característicos do ritmo apresentado ou técnicas de outras danças, tais como ballet, jazz, hip hop, cultura cubana e etc.

COREOGRAFIA: Composição coreográfica, utilização de espaços, apreciação e execução geral. 

CRIATIVIDADE: Originalidade, utilização de novos ou diferentes movimentos e/ou recursos.

APRESENTAÇÃO CÊNICA E VISUAL: Expressão do competidor (a) ou casal, empatia com o público, harmonia, comportamento e figurino. 

MUSICALIDADE: Interpretação e aproveitamento musical. Harmonia entre movimento e música. 

CONEXÃO E HARMONIA: Avaliação da conexão entre o casal e a harmonia entre música e movimentos.

SINCRONIZAÇÃO: Similaridade entre os integrantes e organização.

 

Categorias Casal – coreografia 

Ritmo, Técnica, Coreografia, Criatividade, Apresentação cênica e visual, Musicalidade, Conexão e Harmonia.

 

Categorias Solos – coreografia 

Ritmo, Técnica, Coreografia, Criatividade, Apresentação cênica e visual e Musicalidade.

 

Categorias Casal – Improviso

Ritmo, Técnica, Criatividade, Apresentação cênica e visual, Musicalidade, Conexão e Harmonia.

 

Categorias Grupos – coreografia 

Ritmo, Técnica, Coreografia, Criatividade, Apresentação cênica e visual, Musicalidade, Conexão / Harmonia e sincronização.

 

  • FIGURINO

 

1 – O competidor (a) deverá utilizar um figurino de show. O figurino deve ser apropriado a execução da coreografia. 

2 – Os homens não poderão dançar sem camisa.


3 – O figurino deverá se manter intacto do início ao fim da apresentação do casal ou solista. 

4 – Os participantes deverão estar devidamente calçados. Damas: tamanho mínimo de salto é de 5 centímetros. Cavalheiros: sapatos - não será permitido competidor descalço. *Só será permitido o uso de sapatilhas na categoria Forró (para damas e cavalheiros).

6 – As mulheres devem usar meia calça da cor e modelo de sua preferência.


7 – Os competidores deverão estar devidamente penteados e a dama maquiada. 

8 – Se o competidor (a) não cumprir os itens acima perderá ponto no quesito apresentação cênica e visual.

 

  • MÚSICA

 

1 – Deve-se utilizar músicas de salsa, bachata, zouk, forró, samba ou sertanejo nas suas respectivas categorias. Não é permitido usar ou misturar músicas de nenhum outro gênero.

2 – A música é de total responsabilidade do competidor (a) e deverá ser entregue em um pen drive (USB) no formato MP3 no dia solicitado pela organização, sendo que o Brasil Latin Open estará completamente isento caso sejam constatados erros de edição na mesma. 

3 – O pen drive (USB) deverá conter apenas uma música. Na velocidade desejada pelo competidor. 


4 – Nas categorias salsa e bachata os competidores podem dançar no tempo 1, 2, 3 ou 4. O importante é a constância do mesmo tempo musical escolhido durante toda a apresentação. 

5 – Na categoria samba de gafieira será permitido dançar nos compassos 1 e 5 ou 2 e 6. Também será liberado que o casal dance em tempo ou contratempo.

6 – Na categoria sertanejo será permitido dançar nos compassos 1 e 5 ou 2 e 6. O importante é a constância do mesmo tempo musical escolhido durante toda a apresentação

7 – Na categoria Zouk os competidores podem dançar no tempo 1, 2, 3 ou 4. O importante é a constância do mesmo tempo musical escolhido durante toda a apresentação. 

8 – O não cumprimento das regras poderá gerar a perca de pontos nos quesitos ritmo ou musicalidade.

9 – A música escolhida pelo competidor é de total responsabilidade do mesmo, assim como a edição e velocidade.

 

  • PENALIDADES

 

1 – Para cada regra desse regulamento desrespeitada, será descontado um ponto da nota geral.


Exemplo de situação:

Atraso = menos 1 ponto; música mais longa que o permitido = menos 1 ponto. Desconto na nota final = 2 pontos. 

2 – Organização ou chefe dos jurados são os únicos autorizados a penalizar o competidor.

3 – O competidor não poderá reivindicar o cancelamento da penalidade após o término do campeonato.

 

  • PREMIAÇÃO

 

CASAL                                                                           SOLO – FEM / MAS

1º Lugar – R$ 1.500,00                                                 1º Lugar – R$ 700.00

2º Lugar – Troféu + Brinde                                            2º Lugar – Troféu + Brinde

3º Lugar – Troféu + Brinde                                            3º Lugar – Troféu + Brinde

 

PROAM                                                                         GRUPO 

1º Lugar – Troféu + Brinde                                            1º Lugar – R$ 2.500,00             

2º Lugar – Troféu + Brinde                                            2º Lugar – Troféu + Brinde  

3º Lugar – Troféu + Brinde                                            3º Lugar Troféu + Brind                                                                                                                                                             

                               

CATEGORIAS

 

  •  SALSA 

 

1 – A música poderá ter entre 1:45 a 2:00 minutos.


2 – Será permitido apenas 3 movimentos acrobáticos em toda a coreografia. Somente nesses acrobáticos a dama poderá tirar os dois pés do chão.


3 – É ilimitado a quantidade de apoios executados na coreografia.
É considerado um apoio, o movimento onde um dos competidores precisa do apoio ou sustentação do outro para executar.

4 – Não é permitido remix ou mesclas de músicas nessa categoria.

5 – Se a categoria obter um número superior a 20 casais inscritos, a organização poderá optar por mais etapas nessa categoria. 

6 – Todos dos critérios gerais desse regulamento serão aplicados a esta categoria.

 

  • BACHATA

 

1 – A música poderá ter de 1:45 a 2:00 minutos.


2 – Será permitido apenas 3 movimentos acrobáticos em toda a coreografia. Somente nesses acrobáticos a dama poderá tirar os dois pés do chão.


3 – É ilimitado a quantidade de apoios executados na coreografia.
É considerado um apoio, o movimento onde um dos competidores precisa do apoio ou sustentação do outro para executar.

4 – É permitido remix ou mesclas de músicas nessa categoria. 

5 – Se a categoria obter um número superior a 20 casais inscritos, a organização poderá optar por mais etapas nessa categoria.

6 – Todos dos critérios gerais desse regulamento serão aplicados a esta categoria.

 

  • SOLO MASCULINO E SOLO FEMININO SALSA

 

1 – A música poderá ter de 1:20 a 1:30 de duração.


2 – O competidor (a) pode usar movimentos de outras danças, ex: Ballet, Jazz, Hip Hop e etc, sem descaracterizar o ritmo. A coreografia tendo na sua totalidade salsa. 

3 – É permitido mesclas de músicas nessa categoria, sendo músicas do gênero Salsa.

4 – O competidor pode competir com o estilo de salsa que desejar.

5 – O formato da competição terá uma única etapa onde o competidor realizará uma coreografia. 

6 – Todos dos critérios gerais desse regulamento serão aplicados a esta categoria.

 

  • SERTANEJO

 

1 – A música poderá ter entre 1:45 a 2:00 minutos.


2 – Será permitido apenas 3 movimentos acrobáticos. Somente nesses acrobáticos a dama poderá tirar os dois pés do chão.

3 – É ilimitado a quantidade de apoios executados na coreografia.
É considerado um apoio, o movimento onde um dos competidores precisa do apoio ou sustentação do outro para executar. 

4 – É permitido remix ou mesclas de músicas nessa categoria

5 – O formato da competição terá uma etapa onde o casal realizará uma coreografia (semifinal) e outra etapa onde o casal dançará um improviso (final). 

6 – A música do improviso será escolhida pela organização do BLO, e terá em torno de 2 minutos de duração. Sendo apenas 1 música

7 - Somente os 6 (seis) primeiros colocados na etapa semifinal passarão a etapa final 

8 - Todos dos critérios gerais desse regulamento serão aplicados a esta categoria.

 

  • ZOUK

 

1 – A música poderá ter entre 1:45 a 2:00 minutos.


2 – Será permitido apenas 3 movimentos acrobáticos. Somente nesses acrobáticos a dama poderá tirar os dois pés do chão.
Tanto na coreografia como no improviso.

3 – É ilimitado a quantidade de apoios executados na coreografia.
É considerado um apoio, o movimento onde um dos competidores precisa do apoio ou sustentação do outro para executar

4 – É permitido remix ou mesclas de músicas nessa categoria. 

5 – O casal competidor pode dançar mais de um mesmo estilo de zouk na mesma coreografia. 

Ex: zouk black, neo zouk, tradicional (...).

6 – O formato da competição terá uma etapa onde o casal realizará uma coreografia (semifinal) e outra etapa onde o casal dançará um improviso (final). 

8 – A música do improviso será escolhida pela organização do BLO, e terá em torno de 2 minutos de duração. Sendo apenas 1 música.

9 – Somente os 6 (seis) primeiros colocados na etapa semifinal passarão a etapa final 

10 - Todos dos critérios gerais desse regulamento serão aplicados a esta categoria.

 

  • PROAM – Profissional com Amador

Salsa – Bachata – Zouk – Sertanejo – Samba de Gafieira - Forró

 

1 – A música poderá ter entre 1:45 a 2:00 minutos.


2 – Nessa categoria um dos competidores deve ser profissional e o outro amador.


3 – O competidor amador é aquele que não recebe dinheiro por shows ou por ministrar aulas de dança; também nunca competiu anteriormente no Brasil Latin Open nas categorias profissionais, independente do ritmo. 

4 – O competidor (a) pode escolher entre os seguintes ritmos para participar desta categoria: salsa, bachata, zouk, sertanejo, forró ou samba de gafieira.

5 – O formato da competição terá uma única etapa onde o casal realizará uma coreografia.

6 – Não será permitido o uso de movimentos acrobáticos, como também movimentos em que a dama ou o cavalheiro tire os dois pés do chão.


7 – É ilimitado a quantidade de apoios executados na coreografia.
É considerado um apoio, o movimento onde um dos competidores precisa do apoio ou sustentação do outro para executar.

8 – O profissional ou amador pode participar com ritmos ou parceiros diferentes. Para cada casal ou cada ritmo deverá ter uma inscrição. 

9 – A organização do BLO não se responsabiliza pela ordem de apresentação. Uma vez sorteada a ordem dos casais não será reajustada. 

10 – A categoria ProAm será uma categoria única entre todos os competidores e ritmos. Onde será determinado apenas um casal campeão.

11 – Será avaliado nessa categoria todos os quesitos solicitados neste regulamento em seu respectivo ritmo.

12 – Será permitido o uso de sapatilhas. Somente nessa categoria. 

13 – Todos dos critérios gerais desse regulamento serão aplicados a esta categoria

 

  • SAMBA DE GAFIEIRA 

 

1 – A música poderá ter entre 1:45 a 2:00 minutos.
.


2 – Será permitido apenas 3 movimentos acrobáticos em toda a coreografia. Somente nesses acrobáticos a dama ou o cavalheiro poderá tirar os dois pés do chão.


3 – A repetição de cadeirinhas ou suas evoluções no mesmo momento coreográfico serão consideradas como um único movimento acrobático.

4 – É ilimitado a quantidade de apoios executados na coreografia.
É considerado um apoio, o movimento onde um dos competidores precisa do apoio ou sustentação do outro para executar. 

5 – O casal competidor pode dançar mais de um mesmo estilo de Samba na mesma coreografia. 

6 – Não é permitido remix ou mesclas de músicas nessa categoria. 

7 – O formato da competição terá uma única etapa onde o casal realizará uma coreografia.

8 – Todos dos critérios gerais desse regulamento serão aplicados a esta categoria.

 

  • FORRÓ

 

1 – A música poderá ter entre 1:45 a 2:00 minutos.


2 – Será permitido apenas 3 movimentos acrobáticos em toda a coreografia. Somente nesses acrobáticos a dama ou o cavalheiro poderá tirar os dois pés do chão.


3 – É ilimitado a quantidade de apoios executados na coreografia.
É considerado um apoio, o movimento onde um dos competidores precisa do apoio ou sustentação do outro para executar. 

4 – O casal competidor pode dançar mais de um mesmo estilo de Forró na mesma coreografia.

5 - É permitido remix ou mesclas de músicas nessa categoria

6 – Será permitido o uso de sapatilha nessa categoria. 

7 – O formato da competição terá uma única etapa onde o casal realizará uma coreografia.

8 – Todos dos critérios gerais desse regulamento serão aplicados a esta categoria.

 

  • GRUPOS

Salsa – Bachata – Zouk – Sertanejo – Samba de Gafieira - Forró

 

1 – A música poderá ter entre 2:00 a 2:30 minutos.

2 – Os participantes dessa categoria, podem ser profissionais ou amadores.

3 – Será permitido o mínimo de 6 participante e máximo de 20 participantes por grupo.

4 – Será permitido a edição de diferentes músicas, entre os ritmos que estejam dentro da competição. (Salsa, Bachata, Forró, Zouk, Sertanejo, Samba de Gafieira)

5 – A categoria grupos será uma categoria única entre todos os ritmos. Onde será determinado apenas um grupo campeão.

6 – A coreografia poderá ser: casais, shines, mescladas, Same Gender, somente homens, somente mulheres, estilo feminino ou masculino, acrobática, somente piso e etc.

7 - Os ritmos participantes são: Salsa, Bachata, Forró, Zouk, Sertanejo e Samba de Gafieira.

8 – É ilimitado o número de movimentos acrobáticos.  

9 – Não é permitido coreografias temáticas. 

10 – O formato da competição terá uma única etapa onde o grupo realizará uma coreografia.

11 – Todos dos critérios gerais desse regulamento serão aplicados a esta categoria

 

 

TAXA DE INSCRIÇÃO

 

Solistas: R$: 150,00 

Casal (valor pago por casal): R$: 250,00

Grupos (valor pago por grupo): R$: 350,00

 

Ou venda de: 

Categorias solo: 5 ingressos

Categorias casal: 10 ingressos 

Grupos: 15 ingressos

 

 

1 – O(s) participantes(s) do Brasil Latin Open podem escolher entre pagar a taxa de inscrição, acima, ou proceder com a venda de ingressos para a competição.

2 – Os competidores podem fazer o depósito bancário da taxa e enviar o comprovante junto à ficha de inscrição preenchida e assinada para o e-mail contato@brasillatinopen.com

3 - Ficha de inscrição e informações para pagamento pelo e-mail: contato@brasillatinopen

4 – É obrigatório para todos os competidores a compra do Dancing Pass. 

Valor (individual) Dancing Pass. R$ 180,00

 

Inscrições até o dia 10 de NOVEMBRO. 

 

Atenciosamente 

Equipe Brasil Latin Open 

Realização 

Carine Morais e Rafael Barros

* Toda a programação do Brasil Latin Open 2019 está sujeita a alteração. Fique atento as nossas redes sociais e ao site.

BRASIL

LATIN

OPEN

2019